Pesquisa personalizada no site adestradoronline.com
Hoje é 08 Set 2010, 21:05

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 9 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Agressividade de lhasa apso
MensagemEnviado: 24 Nov 2009, 17:05 
45 dias de vida!

Data de registro: 23 Nov 2009, 15:17
Estou com sério problema comportamental com minha lhasa de 3 anos, toda vez que eu o meu marido entramos no quarto ou sala e fechamos a porta com a nina dentro, ela vira guarda e o primeiro que abrir a porta leva uma mordida no pé, por vezes já machucou algumas pessoas. Fico brava na hora mas, não surti efeito meu marido algumas vezes até reagi a agressividade, mas não gosto de ver aquilo sei que não é o ideal. Por favor, me ajudem meu marido quer dar ela embora, ela fica o dia todo sozinha em casa isso pode influenciar no aumento da agressividade e desvios de comportamento?
Obrigada.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico: Re: Agressividade de lhasa apso
MensagemEnviado: 24 Nov 2009, 18:15 
Roendo o sofá

Data de registro: 01 Jun 2009, 13:10
Quando ela fica sozinha em casa...realmente ela acaba se sentindo a dona da situação... tente vc mesma ir treinando ela a ser comportada... entrando e saindo algumas vezes e repreendendo e ignorando ela se caso ela morder... ficar grtando com ela pode até mesmo piorar a situação, uma vez que vc gritando o cão pode achar que estão fazendo "festa"....

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: 25 Nov 2009, 07:28 
Farejando explosivos

Data de registro: 08 Out 2008, 15:34
Dantas,
faça caminhadas, treine, mostre que é o líder.
Se vocês derem muito mimo, pare. Elogios, festas e petiscos só quando se comportar.

Perfil E-mail  

Assunto do Tópico: Lhasa Agressivo com Estranhos, Crianças e Cães machos
MensagemEnviado: 13 Jan 2010, 09:33 
Fazendo xixi fora do jornal

Data de registro: 13 Jan 2010, 09:16
Sou nova no site, tenho lido alguns tópicos e resolvi postar meu problema neste aqui.
Meu Lhasa Apso acabou de completar 4 anos e há cerca de um ano tem aos poucos ficado mais agressivo. Ele sempre latiu muito ao receber estranhos em casa mas era só isso, não avançava sobre as pessoas, tinha mais medo do que era agressivo.
Aos poucos foi passando a avançar pra cima das pessoas (especialmente estranhos, como entregadores, etc.) e tentar morder, às vezes ao sinal de um movimento ou na saída da pessoa.
Um exemplo: Uma pessoa vem entregar água, ele late, fica acompanhando a pessoa, cheira e se acalma, mas na hora da pessoa sair ele parte pra cima e tenta morder.
Me preocupa que ele também parece ter maior tendência a atacar crianças. Chegou a fazer isso duas vezes, de ir pra cima da criança apenas por ela passar na frente dele.
Além disso, tem ficado cada vez mais intolerante também com cachorros machos. Convivia quando filhote com o Beagle da minha prima até que passou a agredi-lo e hoje os dois não podem ficar juntos. Nos passeios, se encontra um macho, começa a cheirar mas logo rosna e parte pra cima. Com fêmeas isso não acontece.
Tenho tentado algumas técnicas de controle com petiscos quando chegam estranhos em casa, mandando-o ficar em um certo local a distancia quando abro a porta e tentando associar a visita de estranhos com coisas boas (petiscos). Mas não sei estou agindo corretamente e acho que preciso de ajuda. As vezes percebo que o impulso dele de ir pra cima é mais forte e ele não se controla.
Também tenho pensado em castração - será que ajudaria?
Devo consultar um adestrador profissional, mas gostaria de dicas que possam me ajudar a compreender e lidar com este problema!
Muito obrigada desde já!

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: 13 Jan 2010, 10:01 
Aprendeu o "Deita"

Data de registro: 29 Out 2009, 13:44
Dantas, o lhasa é um cão que ter por caracteristica demanda de muita atenção do dono, caes que ficam sozinhos por um longo periodo tendem a acumular energia, tende a ser territorialistas, latem em excesso, e podem ate ser agressivos tudo isso pela frustração, se você não oferecer ao seu cão uma forma de por as energias para fora ele arruma outras maneiras, latindo, mordendo etc. Na minha opinião melhor maneira de fazer seu cao gastar energia é caminhar. Ande com seu cão de maneira correta (cão nunca a frente do dono) é uma maneira prazerosa para você e seu cão alem de fortalecer o elo de liderança entre vocês.
Outra coisa importante em caes como lhasa que geralmente fazemos todas suas vontades (afinal de contas que resiste a essa carinha peluda?) porem devemos dizer não a atitudes indesejadas, afinal de contas dizer não também é amor.

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: 24 Jan 2010, 16:39 
Adestradora AOL
Adestradora AOL

Data de registro: 16 Out 2007, 20:56
Um tópico interessante para a questão de atacar quando sai: http://www.adestradoronline.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=8477

Seu cão está com medo de pessoas. Se você diz que o comportamento está se INTENSIFICANDO é porque está sendo reforçado. Uma das formas nas quais ele é recompensado já sabemos: Ele tem medo, e sendo agressivo o que lhe causa medo se afasta (pessoas não tocam, crianças fogem, etc). O que vocês fazem quando ele ataca? Você podem estar inconscientemente reforçando isso quando dizem "está tudo bem, calma", ou quando colocam ele no colo, ou quando tirar ele de perto.

Comece da seguinte forma: Liste as principais situações em que ele ataca. Por exemplo:

-Pessoas saindo de casa
-Crianças
-Pessoas na rua
etc

Cada uma vai ter uma abordagem diferente, por serem situações distintas

No caso das pessoas saindo de casa, as dicas da Carolina, pra variar, estão ótimas. Leia o tópico indicado no início desse post

No caso das crianças, vale deixar seu cão na guia ou no deita fica, e com elas distante, começar a premiar ele por se manter calmo. Quando a distância estiver razoável, pode pedir pras crianças atirarem petiscos pra ele(de preferencia não atirando alto, pois pode assustar. Mande elas atirarem de modo que o petisco arraste no chão até chegar nele)

No caso das pessoas na rua, primeiro eu recomendaria uma focinheira. É simplesmente PÉSSIMO ser mordido do nada pelo cão de um estanho. Acostume o cão à focinheira (para que não seja fonte de mais stress) e vá passear. Comece em ruas calmas, com poucas pessoas. O premie por não demonstrar medo. Aos poucos vá indo pra ruas mais movimentadas, mas não o deixe chegar perto das pessoas. Lembre de sempre premiar os avanços com petiscos, elogios, carinho, etc. Quando ele estiver bem tranquilo, e nunca mais tiver demonstrado agressividade mesmo num lugar com grande fluxo de pessoas, tente tirar a focinheira, mas volte pra um lugar calmo e novamente vá indo de forma gradativa pra lugares mais agitados.

Sobre esse último, muitas pessoas relatam que não existem lugares calmos proximos da sua casa, portanto seria inviável. Nesse caso vale ir pro lugar mais calmo que conseguir. Como ainda é agitado, o cão vai demonstrar nervosismo, e deve latir e tentar atacar (use focinheira se possivel). Amarre a guia num poste ou cadeira e fique por perto. Enquanto o cão late, ignore completamente, não dê colo, não fale, sequer olhe pra ele. Depois de algum tempo ele vai relaxar e parar de latir, e talvez até sentar ou deitar. Nessa hora dê um petisco muito bom (carne, frango, sasicha, bifinho, etc) e elogie, faça festinha. Se ele latir, volte a ignorar. Ficou calmo, premie.

Como foi dito, regras são fundamentais. Estabeleça limites, deixe bem claro o que ele pode ou não pode fazer (ou ele pode subir no sofá ou não pode. Não existe "às vezes pode às vezes não"). Ensine truques. Cães gostam da confiança de saber o que seu comportamento vai gerar. Ensine diversos truques, com bastante paciência, e passe a cobrar um truque antes de qualquer coisa que você vá dar pro cão. Vai dar a comida? peça um truque antes. Vão sair? Peça um deita. Vai dar um brinquedo? Que ele dê a pata antes.

Qualquer dúvida ou progresso, nos informe!

Boa Sorte

Abraços! [abraço]

ImagemImagem

"Confiança, Amor e Respeito são básicos. A falta de quaquer um torna impossível um bom relacionamento, amoroso ou não." - Paula Souza

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: 25 Jan 2010, 14:39 

Olá Paula!
Muito obrigada por sua reposta bastante instrutiva!
Já li o tópico que vc mencionou e vou ver se consigo colocar algumas coisas em prática.
Tenho tentado com o Thor algumas das coisas que tenho lido por aqui e já tinha lido no livro Adestramento Inteligente. Ele senta, dá a patinha e recentemente aprendeu a deitar. Com o fica estou praticando!
Às vezes acho que o Thor é agressivo por dominância, outras vezes por medo mesmo, como vc falou! Nos mudamos de apartamento em setembro do ano passado e acho que o processo de mudança em si (pessoas transportando móveis, "invadindo" a casa dele) o deixaram mais inseguro e agressivo. Mas há comportamentos que não entendo e não consigo perceber o medo, como com crianças e com minha empregada, por exemplo, pois ocorre o seguinte:
Ela chega em casa e ele faz festa, fica esperando na porta e latindo (parecendo empolgado, pra nos avisar), pula nela e a segue pela casa parecendo feliz, abanando o rabo, etc. Fica o dia inteiro tranquilo com ela dentro de casa, mas ultimamente passou a latir e mostrar-se bravo quando ela vai embora. Ela pega as sacolas de lixo, as coisas dela e quando vai sair ele a segue rosnando e latindo - não consigo entender. Sei que nessa hora ela fica com medo. Tenho orientado ela a dar um biscoito quando for se despedir dele e sair calmamente. Será que estou fazendo certo? Quando eu estou em casa nessa hora, eu mesma tento controla-lo e tem funcionado. Se puder comentar esta situação, agradeço.
Quanto aos passeios, acho que não irei usar focinheira, pois ele nunca agrediu ninguém, só late e tenta ir pra cima, mas conseguimos controla-lo tranquilamente segurando a guia.
Vou continuar trocando idéias com vcs e praticando, mas já praticamente me decidi a contratar o Tomás para umas aulinhas mais de perto!
Obrigada pelas dicas!

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: 25 Jan 2010, 16:25 
Adestradora AOL
Adestradora AOL

Data de registro: 16 Out 2007, 20:56
Hum...interessante!

No caso dos entregadores (em que ele desde o inicio demonstra receio, agressividade) me parece medo, isso que a Carolina citou. Mas no caso da empregada, se como você relata o ele faz festa e é dócil com ela o dia todo, mas na hora de ir embora fica assim, apesar de estranho ele rosnar, já me parece que ele está rosnando pra ele NÃO ir embora. (se alguém tiver uma opinião diferente, por favor expresse.) De qualquer modo, eu penso que a dica da Carolina, de prender num banheiro por exemplo quando ele tenta atacar, seria uma ótima idéia. Vocês, já sabendo que ela vai sair, colocam a guia nele. Quando ela sair, ele vai tentar atacar, então ele fica de castigo. Assim ele aprende que fazer isso só vai fazer ele perder atenção e o contato social.

Sobre o passeio, mil desculpas kkkk estava formulando a resposta de outro tópico e acabei trocando as bolas. Desconsidere...

ImagemImagem

"Confiança, Amor e Respeito são básicos. A falta de quaquer um torna impossível um bom relacionamento, amoroso ou não." - Paula Souza

Perfil E-mail  

MensagemEnviado: 08 Fev 2010, 07:47 

Olá Paula e Outros!
Com relação a minha empregada, eu geralmente não estou em casa quando ela vai embora. Em algumas situações em que estive recentemente, ele se comportou bem. Chegou a ir na direção dela, ficou "fiscalizando" enquanto ela se arrumava, mas não rosnou nem ficou bravo, e o recompensei com biscrok. Tenho orientado a ela dar um biscrok a ele sempre que for se despedir para sair, pois ela está sozinha e não tem como tranca-lo - isso está correto ou vcs tem alguma outra sugestão?
Estive listando as situações em que o Thor fica agressivo:
- Com estranhos (entregadores, prestadores de serviço) que entram em casa, muitas vezes parte pra cima na saída da pesso;
- Com alguns conhecidos dos quais ele demonstra não gostar (geralmente pessoas que falam mais alto e que o encaram). As vezes se acalma na presença da pessoa mas ao sinal de um movimento (levantar-se da cadeira) ou ao ir embora, ele ataca;
- Com crianças (não bebês, ele parece respeitar crianças pequenas, até uns 3 anos?), já foi pra cima de duas crianças só por passarem na frente dele!;
- Com qualquer pessoa (inclusive eu e meu marido), quando está protegendo algum objeto ou comida;
- Com pessoas da família quando tentam retira-lo do local onde está deitado, geralmente para dormir.
- Com minha empregada, ãs vezes, quando ela pega as coisas no fim do dia para ir embora;
- Com pessoas na rua, quando o encaram ou quando saem repentinamente de algum portão ou "aparecem" na esquina, ou quando conversam comigo;
- Com cães machos adultos não castrados (agora comecei a observar que com filhotes e cães não castrados ele não se estressa!).
Bem, é isso. Alguns comportamentos me deixam em dúvida e me fazem pensar em dominância, mas estou pensando cada vez mais que meu cachorro está com medo. Será que a mudança o deixou traumatizado?
Já decidi castra-lo de qualquer forma, pois não temos a intenção de reproduzi-lo. Será que pode ajudar?
Quando tiver mais um tempinho vou descrever duas situações deste final de semana que me preocuparam bastante pra ver se vcs me ajudam como lidar.
Obrigada!
Juliana

Perfil E-mail  

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 9 Mensagens ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas