Boa Noite! Eu tenho um SRD de 6 meses, e agora eu adotei uma ShiTzu de 8 meses, a antiga dona disse que ela ainda não entrou no cio, mas estou com um problema para adaptar ela aqui em casa. O meu SRD é super manso e bobão, só que com a fêmea em casa, ele não para de cheirar ela, e ainda por cima tenta a todo custo montar nela, e isso vem irritando ela que acaba ficando brava e avançando nele, ele nunca reagiu. Mas passa algum tempo ele vai lá de novo encher o saco dela, isso seria ele querendo mostrar dominância ou ele quer cruzar ela?
top of page

Para ver como funciona, vá para o seu site online.
3 comentários
bottom of page
Obrigado pela explicação, o meu SRD eu adotei ele de outra pessoa que não o queria mais, peguei ele com 4 meses, e essa ShiTzu está com 8, mas ela já tinha a companhia de outro ShiTzu adulto. Enfim, eu decidi adotar ela para fazer companhia para ele, por ele ser dócil e brincalhão não achei que iria ter esse comportamento. Outro ponto que eu esqueci de falar, é que ele faz isso com qualquer outra fêmea, desde os 4 meses quando eu peguei ele. Eu creio que esse comportamento não esteja ligado a vontade de cruzar, e sim a querer brincar, mas o problema é que ele é extremamente insistente, o problema que eu vejo é que sempre quando ela aceita brincar com ele, ela cansa mais rápido por ser porte pequeno, e ele fica insistindo na brincadeira, dai ela rosna e ele não para, e avança nele para o morder forte, em algumas vezes já fez ele chorar. Aí ele meio que para e ela se afasta para beber água e deitar para descansar, mas passa alguns minutinhos ele vai de novo e começa meio que bater com o fucinho nela e a cheirar e morder e ficar por cima. Dai por isso eu achei que ele poderia tá querendo cruzar, mas acredito que ele queira brincar mais. E como ela quer descansar acaba ficando brava e querendo avançar nele, e dai ele começa a latir pra ela, mas não um latido de agressividade é como se fosse para chamar a atenção, antes dela chegar ele fazia isso comigo e minha namorada, brincávamos com ele até ele cansar, mas ele nunca queria parar, mesmo cansado queria continuar, aí nós guardava o brinquedo em que nós estava brincado e ele meio que latia pra nós pra chamar atenção, mas smp ignoramos para ele entender que a brincadeira acaba.quando nós quer e não ele. Então com a cachorra ele faz o mesmo, ele não deixa ela quieta, a todo momento quer brincar, nós chama ele e da brinquedos para ele se distrair, mas passa algum tempo ele vai atrás dela. Aí percebo que quando ela já descansou o suficiente ela aceita a brincar, mas quando fica cansada ele quer mais, dai entra os conflitos de ela avançar nele meio que dando um chega pra lá, mas ele por ser maior não tem medo, só respeita quando as vezes ela consegue morder-lo para valer... Mas ele nunca revidou de forma violenta. Outro ponto que quero destacar é que eu corro com ele todos os dias de manhã, e de noite eu caminho, para ele não ficar com energia acumulada. Mas ainda não deixo os dois sozinhos durante o dia por medo dele deixar ela estressada, pois assim como ele ela é muito dócil e muito calma. E um pouco menos agitada...
O mais provável é que esteja relacionado ao período de socialização do seu SRD. Talvez ele tenha sido separado cedo dos irmãos, o que é muito comum hoje em dia e ou que não tenha tido a oportunidade de relacionar com outros cães durante parte dessa fase.
O cão passa a sua vida desenvolvendo suas habilidades sociais, porém existe um período crítico chamado de fase de socialização que vai do nascimento até os 90 dias de vida . Durante essa fase o cão desenvolve as bases para as suas relações e seu conhecimento sobre o mundo. Querer montar pode ser fruto de uma socialização incompleta.
Quando são filhotes, os irmãos montam uns nos outros gerando interações educativas que os ensinam vários aspectos das suas relações sociais, que serão aplicadas com outros cães no futuro. Talvez seu SRD não tenha passado por essa experiência.
É possível que ele esteja querendo imobilizar o outro também, lembrando que isso não está ligado à dominância e sim a controle do território, atenção ou uma simples vontade de brincar sem saber como.
Também é possível que tenha alguma relação com a vontade de cruzar
Deixe que ela rosne, isso provavelmente vai mostrar a ele os limites, semelhante ao que acontece com irmãos de ninhada.
Chame o seu SRD para você quando perceber que ele está indo montar nela. Tente atraí-lo para outras atividades.
O comportamento é compulsivo? Acontece muitas vezes?
Esqueci de acrescentar que o meu SRD vai ser de porte médio para Grande.