top of page

Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Queridx, minha pergunta é, como ensinar a minha pastora a não pular com tudo nas visitas???
Temos crianças que pulam e trombam com ela...
Queridx, minha pergunta é, como ensinar a minha pastora a não pular com tudo nas visitas???
Temos crianças que pulam e trombam com ela...
1 resposta1 comentário
Curtir
1 comentário
bottom of page
Olá! Tudo bem? É muito difícil ensinar um cão "o que não fazer". Porém, eles têm muita facilidade em aprender "o que fazer". Então precisamos arrumar formas de mostrar isso a eles. Enquanto este aprendizado não está concluído precisamos arrumar formas de evitar que o comportamento aconteça. Este cuidado é importante porque toda vez que um comportamento indesejado ocorre, geralmente não há nada que possamos fazer para mudá-lo, sem um grande risco de acontecer o exato contrário do que desejamos. Em vez do comportamento diminuir, ele aumenta. Quando valorizamos um comportamento, mesmo com broncas, isso tende a reforçar o comportamento, fazendo com que aumente a frequência.
Existem algumas cuidados que podem lhe ajudar bastante. Lembrando que as dicas abaixo são para cães que ficam alegres com visitas. Caso um cão seja reativo ou agressivo, há uma série de outros cuidados a serem tomados.
1) Receba as pessoas com o cão preso em algum cômodo. Assim, o momento de alta ansiedade relacionado à entrada de pessoas na casa, não ocorrerá com o cão presente. Após alguns minutos, quando as visitas estiverem acomodadas e o momento inicial de cumprimentos passar, pode soltá-la e ela terá mais facilidade em controlar os seus impulsos sem aquele agito inicial da entrada em casa. É aconselhável deixar um brinquedo kong ou bonquinha/monstrinho recheado com ela, para que possa se distrair e canalizar sua ansiedade, mordendo e lambendo o brinquedo. Veja vídeos no Youtube ensinando a rechear esse tipo de brinquedo.
2) Ensine ela a sentar em treinos sem pessoas por perto. Após ela ter aprendido e começar a oferecer o comportamento por petiscos. Comece a pedir para que sente quando quer um carinho, por exemplo. Desta forma ela terá uma oportunidade para pedir carinho das visitas, sem ser aquela que veio naturalmente programada na sua "essência", pular!
3) Em muitos casos é interessante usar um peitoral para evitar que o cão pule. O cão deve estar treinado a vestir o peitoral e se sentir confortável na guia. A guia e o peitoral servirão como "cintos de segurança" impedindo que o cão consiga pular nas visitas e evitando a necessidade de tomar alguma atitude em relação aos comportamentos. Existe a possibilidade da visita se preocupar com o cão, por ele estar na guia. Basta explicar que ela só está na guia porque está sendo treinada a não pular em visitas, mas que é boazinha, se esse for o caso.
Para alguns cães basta oferecer um brinquedo tipo kong/bonequinha recheado pouco antes da chegada da visita, para fazer com que fique entretido com o seu brinquedo em vez de pular nas pessoas. Porém, para outros precisaremos tomar todos os cuidados citados acima e mais um pouco.