Eu andei olhando alguns vídeos de Dog Weight Pulling e queria tentar com o Logan.
Alguém tem experiência com esse tipo de exercício pra compartilhar?
Eu tenho esse harness aqui, que deve ser OK para pesos leves. Também tenho uma leve ideia de como começar a treinar, mas se alguém já tiver treinando aceito conselhos :)
Existem algumas formas diferentes de iniciar esse tipo de trabalho. A mais fácil é com duas pessoas. Uma segura o cão com uma guia atrelada a um peitoral próprio para a tração, igual ao que tem, enquanto outra chama ou estimula o cão a vir. Conforme o cão começa a puxar, quem está segurando o cão começa a se mover oferecendo resistência mínima nas primeiras "puxadas". Desta forma conseguimos ajustar facilmente o quanto de resistência é aplicada. O objetivo inicial é que o cão tenha sucesso em puxar e o peso ou resistência que colocamos são mínimas. Conforme o cão desenvolve prazer para puxar, podemos aumentar a resistência. O cão pode ser estimulado a puxar sendo chamado por alguém que ele gosta e já se sente motivado a ir, simplesmente com um chamado ou podemos usar uma recompensa menos complexa como petiscos ou brinquedos. O cão deve ser incentivado e reforçado toda vez que exerce força e para alguns cães, pode ser necessário usar petiscos e reforçar premiando a cada passo. Na hora que passar ele para cargas, premiar passo a passo também é uma boa prática no início. Todo equipamento que será introduzido deve ter sido apresentado anteriormente com um treino de associação positiva. Aqui em casa apliquei isso com alguns cães. O Simba e Madonna me puxavam juntos no skate, o Fizban puxava o carro de lenha no sítio e a Nyx gosta muito de me puxar no skate. Se o desejo é puxar um skate, trenó ou algo que necessite percorrer caminhos mais longos, o ideal é fazer aquele trajeto várias vezes, somente com o cão na guia e peitoral, puxando o humano. Uma vez que ele conhece o caminho e já o fez de forma mais lenta e controlada, podemos aumentar a velocidade subindo em um skate por exemplo. A Nyx já tinha dado algumas voltas no parque Barigui, com um peitoral de tração, me puxando pela pista, antes de fazer isso comigo sobre um skate.
No caso da Nyx que comentei, quando subi no skate as primeiras vezes, a Michelle ia de bicicleta mais a frente chamando e incentivando a Nyx a seguir.
Hahaha.. eu num skate? Só se for pra perder os dentes :)
Tava pensando mais em algo assim:
Mas acho que as dicas ainda aplicam, obrigado. Aqui em casa é gramado, imagino que seja OK né? Asfalto provavelmente é melhor, mas não imagino que terra/gramado possa ser problema, pelo menos com pesos leves.
Uma coisa que só pensei depois de postar é que não tenho duas guias iguais para usar. A única que tenho com duas pontas tem aquele elástico bungee, manja? Não vai dar certo.
Sinistra a quantidade de peso que o Mastif tá puxando! 😮
Hahaha! Disponha! :) Acredito que um gramado é a melhor opção pra começar, porque é bem confortável e natural para os cães tracionarem. Eu deixaria as superfícies mais duras quando um pouco mais pra frente a não ser que o cão já tenha desenvolvido uma boa resistência nas patas e já esteja acostumado com longas caminhadas.
Quando comecei a namorar a Mi, fui querer "me mostrar", com o Simba me puxando de skate e tomei um baita tombo na frente dela, haha!
Foi mais fácil do que eu pensei. Não demorou 2 minutos. :)
https://photos.app.goo.gl/Zrun9tRVmY666Xns6
Ótimo! Cachorro lindo, ein?
To impressionada com o peso que aquele Mastiff ta puxando! :o Eri, seu dog é lindo! e pelo jeito o peso pra ele é moleza kkkk
Oi Eri! Tudo bem? Quanto tempo! Eu acho que esse peitoral que você mostrou não é muito adequado. A não ser que você só pretenda fazer algo bem leve e esporádico. Mas o modelo peitoral de peitoral mais adequado pra Weight Pulling/Mushing como nos vídeos que você postou é assim:
Dá pra ver que as tiras ficam posicionadas de forma a distribuir bem o peso puxado e a não interferir com a respiração. Outro fator importante é que peitorais não deveriam ter tiras passando por cima da articulação do ombro e da escápula, mesmo peitorais usados apenas para passeio. Isso restringe a respiração do cão e a movimentação do ombro, e no longo prazo pode ocasionar lesões.
Só pra exemplificar a questão do peitoral que tem uma tira passando sobre o ombro, observe o seu cão andando ou correndo livremente no quintal, e observe como a caixa torácica e o ombro se movimentam enquanto o cão se locomove. Depois olhe os dois modelos de peitoral abaixo (nenhum adequado para tração) e veja você mesmo qual modelo parece permitir melhor movimentação do ombro e expansão da caixa torácica, além de ser mais confortável ao cão:
(O segundo modelo é o que eu tenho para a minha pequena hoje.)
Nunca pratiquei Weight Pulling com cães, só convivi bastante com a galera que treinava por aqui. É o que Tomás disse, tudo tem que começar de forma gradual. Não é diferente de treinar um atleta humano, tudo tem que ser no ritmo do cão. Um cão só está no ápice da forma física por volta de 3-4 anos de idade, então é necessário ter paciência para não gerar riscos para a saúde deles.
Como esses peitorais são grandes e meio "trambolhos", a galera começa colocando o peitoral sem peso nenhum só pra levar o cachorro pra brincar e correr no quintal ou num parque, por vários dias ou semanas, até o cão se acostumar a usar o peitoral e ter algo (a guia presa no peitoral) "arrastando" atrás deles. Só a partir daí, com o cão bem acostumado e à vontade em vestir o peitoral (melhor ainda se ele relacionar o peitoral a brincadeiras) é que se começa adicionar pesos bem pequenos, por pouco tempo e poucas repetições.
Esse texto aqui foi traduzido do site da American Dog Breeders Association, uma das entidades responsáveis pela raça American Pit Bull Terrier nos Estados Unidos e que também promove eventos de Weight Pulling há muitos anos. Tenho algumas ressalvas ao texto:
Eu jamais começaria atividades físicas de impacto em cães com menos de dois anos de idade;
Não vejo necessidade de usar coleiras com peso.
Há outro ponto desse texto que eu discordo, mas nesse momento não consigo lembrar de jeito nenhum rs Leia com critério, é apenas um material de referência.
O texto cita que lá nos Estados Unidos em algumas competições eles usam usam carpete como superfície de tração. Não sei se fazem por necessidade por causa dos locais das competições, mas não acho interessante. Aqui no Brasil antigamente usavam placas de borracha EVA e era muito bom. Mas com certeza as melhores superfícies são terra ou gramado, especialmente para um cão que está começando (ele diz isso no texto). Nunca cimento ou asfalto, ou outra superfície dura ou abrasiva. Um dos pontos que gosto nesse texto é que ele enfatiza sempre que o processo deve ser gradual, no ritmo do cão e leva tempo. No mais, como tudo na vida, o segredo é ter bom-senso.
Bons treinos e espero ver fotos e vídeos!
Nossa! Show de bola! Obrigado.
Parece que você tem razão, o peitoral que tenho é mais pra puxar um skate ou um trenó leve pelo jeito. Por enquanto estou só introduzindo ele à sensação e o objetivo de puxar o peso, mas já vou começar a procurar um adequado.
Outra ideia que a galera tem usado ultimamente é essa:
(Aproveitando a foto de exemplo pra mostrar o peitoral que não restringe o movimento do ombro...)
Só tem que tomar cuidado que dependendo do tamanho do "paraquedas", a resistência fica tão grande quanto se o cão estivesse puxando um peso enorme. Então tem que começar com um bem pequeno pra não frustrar o cão logo de cara.