
Ao chegar a um lugar novo ou conhecer alguém, nós humanos, captamos o máximo de informações visuais que nossos olhos possam alcançar. Observamos uma gama enorme de cores, se o local é grande ou pequeno, com que se parece, o que nos lembra, quais sensações essas informações visuais nos causam: se são agradáveis, nos causam inquietação ou repulsa. Nosso mundo é baseado, em grande parte, em imagens visuais. Informações auditivas e olfativas são secundárias e, muitas vezes, nem sequer são percebidas por nós.
Quando falamos do seu amigo canino, esse que compartilha o sofá ou a cama com você neste exato momento, a história é bem diferente. O mundo visual dos cães não é lá aquelas coisas, eles até enxergam melhor a noite e captam melhor imagens em movimento, mas nem passam perto de perceber a riqueza de cores e detalhes que nós percebemos através dos olhos. Agora, quando falamos do olfato, a riqueza de detalhes que eles são capazes de perceber é inimaginável por nós e nossos miseráveis narizes humanos.
Esses narizinhos molhados e porosos, percebem todo tipo de odor que o vento possa carregar. Ao perceberem um odor interessante no ar, são capazes de farejar com cada uma das narinas separadamente, isso ajuda a captar rapidamente a direção de onde o odor provém. Eles sabem não somente o que está no ambiente, mas onde está localizado, tudo através do nariz! Quando o ar entra no nariz de um cão, ele é dividido em espaços diferentes, um para respirar e outro exclusivamente para perceber odores. Neste, estão os receptores olfativos, que podem chegar a 300 milhões, comparados a míseros 5 milhões humanos. Você já deve ter percebido que seu amigão tem duas aberturas laterais no seu nariz. Se ainda não notou isso, essa é uma boa hora para dar uma olhada! Essas aberturas servem para exalar o ar e, ao fazer isso, eles criam redemoinhos de ar que levantam ainda mais odores e os levam direto para o nariz. Você certamente já ouviu seu cão fungando por debaixo da porta. Ele está “xeretando” com seu nariz curioso o que acontece lá dentro!
O sistema olfativo dos cães é muito complexo. Isso os habilita a perceber odores numa concentração 100 milhões de vezes menor do que nós humanos. Para que você tenha uma ideia, seu cão é capaz de perceber o odor de uma colher de açúcar numa piscina olímpica ou uma borrifada de perfume, identificando todos os seu componentes, no ambiente equivalente a um estádio de futebol. Sabe aquele cheirinho de um pauzinho de canela? Imagina sentir o cheiro de um trilhão deles! É como seu cão o percebe. O olfato canino pode detectar até mesmo coisas invisíveis, como hormônios, por exemplo. Através de uma cheiradinha no poste durante o passeio, seu cão consegue captar milhares de informações de pessoas que passaram por ali, animais e outros cães, além de saber o que eles comeram no café-da-manhã, seu sexo, estado emocional e se há parceiros disponíveis nas redondezas. Basicamente é uma mistura de jornal do bairro com Tinder e facebook canino! Tudo isso é possível devido a um órgão que está localizado no céu da boca, chamado de vomeronasal. Esse órgão capta informações olfativas em forma líquida (você certamente já viu seu cão dar lambidinhas na urina de outros cães ou cheiros que ele encontra no caminho) e os leva diretamente para a área responsável por seu processamento no cérebro. Esse órgão também é responsável por captar informações hormonais. Quando seu cão percebe que você está triste ou doente, isso não é apenas uma impressão sua, ele realmente capta essas informações através desse órgão.
O mundo dos cães é algo muito diferente, e até inimaginável, para nós humanos. Eles têm uma forma totalmente própria de experienciar o que acontece em seu entorno, isso que estamos falando apenas do olfato. Da próxima vez que você se sentir incomodado (a) com o nariz inquieto do seu cão durante um passeio ou ao encontrar um amigo, pense: você se sentiria bem indo a essa situação de olhos vendados? Então aceite, essa é a forma através da qual o seu cão “vê” o mundo e seja feliz ao lado dele. Talvez ele possa te ajudar a perceber coisas que você nunca notaria sem essa ajudinha.