
A preparação para a receber um filhote começa muito antes da sua chegada em casa. Na verdade, o ideal seria se começasse já na escolha do cão, de acordo com o perfil da família, isso evitaria boas doses de frustração… mas isso é assunto para outro post. Se você quiser que eu fale mais sobre isso, comenta aqui nesse post, posso montar um conteúdo sobre isso.
Antes que o cão chegue (ou assim que ele chegar), você precisa ter clareza sobre qual será o local destinado para ser o banheiro, assim como onde ele vai dormir e comer. Os locais de alimentação e do soninho devem estar no lado oposto ao lugar onde será o banheiro. Os cães não gostam de comer e dormir onde fazem as necessidades. Faz todo sentido, né?
Torne o local onde o cão passará a maior parte do tempo agradável. Disponibilize brinquedos que ele tenha interesse e BRINQUE com ele (o brinquedo sozinho não tem a menor graça) e passe tempo de qualidade com ele nesse local. Assim, ele perceberá que é seguro estar ali e vai ficar tudo bem.
Outro ponto muito importante, incentive os comportamentos desejáveis e não reforce algo que você não vai querer no futuro. Num filhote tudo é fofinho e engraçadinho, mas pode deixar de ser dentro de pouco tempo, quando ele aprender que consegue o que quer latindo ou então pulando com seus mais de 30 kg em todo mundo. Você está treinando seu cão desde que ele chegou, mesmo que ainda não tenha se dado conta disso. O que você quer que ele aprenda? 🐶
Oi Miriam! Tudo bem? Sabe que recentemente tenho recebido vários pedidos de consultoria para a escolha de um filhote, inclusive até para definir se cabe um cão na vida da família. Esse realmente é um aspecto muito importante e que precisa ser mais falado. Ainda temos a cultura de ter cães para satisfazer nossos interesses e esquecemos de que essa é uma escolha que afeta inclusive nosso estilo de vida, já que precisamos pensar pela perspectiva do cão e de suas necessidades. Vou escrever mais sobre isso, é um tema que também gosto bastante e creio ser muito importante. Muito obrigada pela sua contribuição e fico feliz que esteja acompanhando os posts por aqui! :)
Excelente. Por gentileza, fale sim sobre perfil de família e filhotes. Principalmente sobre o tempo que se pode dedicar ao filhote para treino e brincadeiras. Um importante aspecto que toda vez se passa por cima e não se fala com a profundidade que julgo ser necessária. Será que pouco tempo de qualidade realmente resolve? Dependendo da raça tem que se ter consciência do tempo que será necessário despender para criar o filhote equilibrado? gostaria muito deste tema. Grata.