Apesar do treinamento de cães de forma amigável e baseada no reforço positivo possuir um senso comum, ainda existe uma enorme variedade de metodologias e conceitos relacionados à parte prática. A maioria dos treinadores afirma que os melhores resultados são atingidos, quando o cão ganha um petisco para cada vez que o clicker é acionado. Porém uma parte dos adestradores acredita que os cães aprendem mais rápido se parte dos reforços não ocorrerem após o acionamento do clicker. Um estudo decidiu comparar estas formas de treinar:
Basicamente o estudo mostrou que os cães não aprendem mais rápido se a taxa de reforço for menor. Na verdade não há diferença no tempo que os cães levam para aprender entre a taxa de reforço integral e a parcial. Porém, os cães que receberam o reforço apenas 60% das vezes em que o clicker foi acionado, tiveram uma resposta emocional negativa.
Este estudo é bem interessante porque possivelmente o mesmo pode ser verdade parar todos os treinamentos baseados no reforço positivo. Em outras palavras, é possível que não reforçar o seu cão 100% das vezes em que marca um acerto gere uma resposta emocional negativa neles. Algo pra se refletir.
Muito bom!! 👏 sempre indico o clicker para meus alunos (e ensino a usar, claro)
Huh... Eu nunca tinha ouvido falar de não recompensar depois de cada click. Sempre que uso um marcador (ando usando mais a voz do que o clicker ultimamente) eu recompenso.
Quando o comportamento já está bem estabelecido eu vou gradualmente removendo o marcador, mas nunca pensei em continuar o marcador e remover a recompensa... Parece intuitivamente errado. E pelo jeito o estudo confirma isso. :-P
Tem um pessoal que usa o clicker como um marcador de quente e frio de uma forma bastante diferente da usual. Clicam várias vezes sem recompensar e carregam o clicker de uma forma diferente. Eu observei os treinamentos, mas sinceramente, não me pareceu muito produtivo nem do ponte de vista do aprendizado do cão e nem do ponto de vista do treinador, porque tinha outros 5 ou 6 marcadores usados de acordo com cada situação... enfim... nada como o uso clássico do clicker rsrsrs.