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    Tomás Szpigel
    Traço  ·  
    26 de Set de 2020

    Estudo compara taxas de reforço integral e parcial no uso do clicker

    Apesar do treinamento de cães de forma amigável e baseada no reforço positivo possuir um senso comum, ainda existe uma enorme variedade de metodologias e conceitos relacionados à parte prática. A maioria dos treinadores afirma que os melhores resultados são atingidos, quando o cão ganha um petisco para cada vez que o clicker é acionado. Porém uma parte dos adestradores acredita que os cães aprendem mais rápido se parte dos reforços não ocorrerem após o acionamento do clicker. Um estudo decidiu comparar estas formas de treinar:


    link.springer.com
    Partial rewarding during clicker training does not improve naïve dogs’ learning speed and induces a pessimistic-like affective state
    Clicker training is considered a welfare-friendly way of teaching novel behaviors to animals because it is mostly based on the positive reinforcement. However, trainers largely vary in their way of applying this training technique. According to the most, a reward (e.g., food) should follow every click, while others claim that dogs learn faster when the reward is sometimes omitted. One argument against the use of partial rewarding is that it induces frustration in the animal, raising concerns over its welfare consequences. Here, we investigated the effect of partial rewarding not only on training efficacy (learning speed), but also on dogs’ affective state. We clicker-trained two groups of dogs: one group received food after every click while the other group received food only 60% of the time. Considering previous evidence of the influencing role of personality on reactions to frustrated expectations, we included measurements of dogs’ emotional reactivity. We compared the number of trials needed to reach a learning criterion and their pessimistic bias in a cognitive bias test. No difference between the two groups emerged in terms of learning speed; however, dogs that were partially rewarded during clicker training showed a more pessimistic bias than dogs that were continuously rewarded. Generally, emotional reactivity was positively associated with a more pessimistic bias. Partial rewarding does not improve training efficacy, but it is associated with a negatively valenced affective state, bringing support to the hypothesis that partial rewarding might negatively affect dogs’ welfare.

    Basicamente o estudo mostrou que os cães não aprendem mais rápido se a taxa de reforço for menor. Na verdade não há diferença no tempo que os cães levam para aprender entre a taxa de reforço integral e a parcial. Porém, os cães que receberam o reforço apenas 60% das vezes em que o clicker foi acionado, tiveram uma resposta emocional negativa.

    4 comentários
    Tomás Szpigel
    Traço  ·  
    26 de Set de 2020

    Este estudo é bem interessante porque possivelmente o mesmo pode ser verdade parar todos os treinamentos baseados no reforço positivo. Em outras palavras, é possível que não reforçar o seu cão 100% das vezes em que marca um acerto gere uma resposta emocional negativa neles. Algo pra se refletir.

    Marina Wekid
    Traço  ·  
    26 de Set de 2020

    Muito bom!! 👏 sempre indico o clicker para meus alunos (e ensino a usar, claro)

    Eri Bastos
    Traço  ·  
    27 de Set de 2020

    Huh... Eu nunca tinha ouvido falar de não recompensar depois de cada click. Sempre que uso um marcador (ando usando mais a voz do que o clicker ultimamente) eu recompenso.


    Quando o comportamento já está bem estabelecido eu vou gradualmente removendo o marcador, mas nunca pensei em continuar o marcador e remover a recompensa... Parece intuitivamente errado. E pelo jeito o estudo confirma isso. :-P

    Veri Martins
    Traço  ·  
    11 de Out de 2020

    Tem um pessoal que usa o clicker como um marcador de quente e frio de uma forma bastante diferente da usual. Clicam várias vezes sem recompensar e carregam o clicker de uma forma diferente. Eu observei os treinamentos, mas sinceramente, não me pareceu muito produtivo nem do ponte de vista do aprendizado do cão e nem do ponto de vista do treinador, porque tinha outros 5 ou 6 marcadores usados de acordo com cada situação... enfim... nada como o uso clássico do clicker rsrsrs.

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