Estou faz duas semanas fazendo um trabalho intensivo de reatividade com o Logan.
No final de Outubro temos uma prova onde vamos cruzar com os seguintes: Carro, bicicleta, pessoa de skate, outro cão sendo conduzido por alguém, uma pessoa correndo (tipo cooper, não fugindo).
Em todas essas situações ele deve se demonstrar neutro ou apenas levemente curioso ao estímulo.
O que ando fazendo é sair com ele diariamente com o clicker e os petiscos e cada vez que uma dessas coisas aparece eu clico/recompenso. Algumas coisas ele já está muito bem e olha pra mim já esperando o clique quando observa de longe.
Mas algumas coisas (por exemplo crianças pequenas em patinetes ou jogando bola) ele fica absolutamente com visão em túnel. Ele não late, tenta avançar nem apresenta qualquer tipo de agressividade, mas fica 100% hipnotizado e só continua andando porque a guia puxa ele. Eu contei esses dias que eu cliquei *12* vezes antes dele sair do estado de hipnose e decidir pegar o petisco da minha mão. (E eu tava quase clicando dentro da orelha dele)
E eu consigo perceber nitidamente que ele está tenso nesses casos, porque quase arranca os meus dedos pegando o petisco. Ele normalmente é meio bruto na hora de pegar o petisco, mas fica muito pior quando está tenso.
Como já tem 2 semanas que estou fazendo isso e ainda não vi nenhum sinal de melhora achei melhor perguntar. :)
Algum conselho?
Nota: Eu uso fígado ressecado como petisco, que ele adora. Comprei esse final-de-semana salsicha pra ver se dá mais atenção, mas realmente duvido. Vou testar.
Nota 2: A prova é BH, conhecida no Brasil como "Cão de acompanhamento" - http://rottrio.com.br/index.php/artigos/27-o-que-e-bh-cac
"Mas algumas coisas (por exemplo crianças pequenas em patinetes ou jogando bola) ele fica absolutamente com visão em túnel. Ele não late, tenta avançar nem apresenta qualquer tipo de agressividade, mas fica 100% hipnotizado e só continua andando porque a guia puxa ele. Eu contei esses dias que eu cliquei *12* vezes antes dele sair do estado de hipnose e decidir pegar o petisco da minha mão. (E eu tava quase clicando dentro da orelha dele)"
Acredito que necessite de uma maior distância destes estímulos em especial para trabalhá-los. O ideal é buscar uma distância suficiente para o Logan ser capaz de mudar seu foco. É mais fácil conseguir as mudanças trabalhando abaixo do limiar.
Algumas práticas podem acelerar o processo:
1) Experimente recompensar jogando o petisco no chão após clicar. Desta forma o cão precisa aproximar o focinho do chão, o que tende a acalmá-los. Isso se deve ao fato de que quando pega o petisco do chão ele toma a mesma postura de um dos sinais de apaziguamento, a dissimulação. Também fará com que não consiga pegar o petisco com tanta ansiedade. Esse cuidado ajuda especialmente se o cão não deseja a comida da nossa mão devido ao nível de ansiedade no momento. No início pode ser necessário colocar o petisco no chão bem na frente do Logan, para que ele possa ver. Se obtiver sucesso aos poucos vá tentando colocar o petisco no chão de forma com que ele precise virar a cabeça na sua direção pra pegar o petisco. Coloque na frente, depois um pouco para o lado e assim sucessivamente até ele virar por completo. Depois pode tentar fazer com que vire pra pegar da sua mão como já deve fazer com os outros estímulos que está trabalhando.
2) Outro cuidado interessante é trabalhar esse contracondicionamento parado em um local, sem se movimentar. Como são dois critérios diferentes(caminhar junto e não reagir) terá mais sucesso se trabalhá-los separadamente até ele estar ótimo em olhar pros estímulos e não reagir. Escolha um ponto distante o suficiente dos estímulos que quer contracondicionar e trabalhe somente nesse ponto. Após alguns minutos no local pode passar para um outro, sempre buscando a distância suficiente para ter o comportamento que deseja.
Se o objetivo for que ele olhe pra você quando vê o estímulo, pode aplicar algo parecido com o Click do Calm da Emma Parsons(Há um livro sobre a metodologia):
Estágio 1 - Cão olha pro estímulo e não reage, clicamos e recompensamos.
Pelo que descreveu, ele já está apresentando o Estágio 2
Estágio 2 - O cão olha, não reage e já olha pro tutor esperando o click. Clicamos nesse momento também, adicionando um segundo critério ao treino.
Somente depois desses comportamentos bem aprendidos podemos começar usar esses estágios enquanto nos movemos, sempre trabalhando abaixo do limiar ou se preferir trabalhar invadindo o limiar deve permanecer nele pouco tempo. Aproximadamente em segundos seriam 15 segundos ou 20 segundos abaixo do limiar pra cada 5 segundos nele, lembrando que não há matemática exata com cães, ahah! Porém, particularmente gosto de trabalhar sempre abaixo do limiar poque a chance de erros é menos, fazendo com que a evolução seja mais rápida.
Boa notícia: Passamos na prova!
A parte de obediência foi boa o suficiente e no teste de temperamento (minha pergunta inicial nessa discussão) ele não demonstrou agressividade nenhuma.
Ainda puxou um tanto na guia e choramingou o tempo todo.
A gente tinha até feito uma boa quantidade de treinos no clube (100% de cães pastor alemão) e ele tava até tranquilo. Lógico que no dia da prova me aparece uma pessoa com um dálmata e posicionado bem na nossa frente. Mas OK.. passamos mesmo assim. :)
Obrigado pelas dicas. Agora continuar treinando para IGP-1! \o/
Enforcar um cão para que ele "se controle" só vai trazer resultados aparentes à custo do bem estar do cão e não vai funcionar para uma parcela dos cães. Você precisa de mais distância dos estímulos se ele está vocalizando. No momento onde a ansiedade eleva muito, a capacidade cognitiva do cão é bloqueada, impossibilitando aprender ou lembrar. Precisa voltar atrás até níveis de exposição em que ele não reage.
Se o estímulo que estamos tentando trabalhar aumenta, precisamos aumentar a intensidade do estímulo que temos. Isso pode ser feito com uma taxa maior de reforço (petiscos por minuto). Pode ser necessário dar seguidamente e determinadas situações. Podemos usar petiscos de alto poder como frango e fígado. Podemos também elogiar o cão com uma voz tranquila enquanto damos vários petiscos seguidos.
Se isso não é suficiente podemos tomar mais distância dos estímulos ou usar barreiras visuais.
Se mesmo assim não for o suficiente precisamos de mais treinos na ausência dos estímulos para criar um condicionamento mais sólido e depois voltar a generalizar.
Se o cão está tranquilo, terá mais propensão a realizar as tarefas. Se está com alto nível de estresse precisa trabalhar todos os pontos acima.
Segue uma ilustração de como funciona.
Se quiser, podemos marcar um papo no Skype e te mostro alguns vídeos do contra-condicionamento com clicker tanto educativos quanto acontecendo na prática em casos reais. Assim pode ver como faço e talvez consiga perceber o que precisa fazer diferente.
Atualização: No clube agora todo Sábado estamos fazendo um "simulado" da prova.
A primeira coisa a observar é que eu estava sendo muito exigente com o Logan. A barra é bem mais embaixo do que eu pensei que seria. Basta o cachorro não latir ou tentar atacar ninguém e andar numa guia razoavelmente frouxa e beleza.
A segunda coisa - que foi novidade pra mim - É que numa parte do teste eu preciso deixar ele sozinho preso num poste e sair da vista. Um cachorro, um ciclista e uma pessoa correndo vão passar por ele. As pessoas me falaram que foi tranquilo. Ele ficou tão preocupado procurando onde eu tinha ido que ignorou todo o resto.
Então nos dois Sábados nos simulados que fizemos ele se comportou bem o suficiente para ser aprovado, o que é excelente.
Porém ontem ele vocalizou o tempo inteiro! Ganindo/Chorando desde que entramos na fila indiana com os outros cachorros, antes mesmo das distrações começarem. Tecnicamente não desabona e ele ainda passou mas é muito irritante.
Ele normalmente vocaliza quando está super-excitado, quando chegamos em um parque, no clube de treino ou sabe que vamos começar uma sessão de proteção por exemplo.
Já passei muita vergonha com ele porque quem ouve o cachorro gritando acha que estou arrancando o couro dele. Mal sabem eles que a gritaria já estava acontecendo dentro do carro quando entrei no estacionamento :-P
Não sei ainda como corrigir isso já que não concordo como a maior parte das pessoas no clube faz com os cachorros deles que vocalizam demais: Suspendem a guia e enforcam o cachorro até ficar quieto.
Estou aberto a sugestões. 🤐
Certo! É importante procurar locais com menos distrações se isso for possível. Toda vez que há uma momento de ansiedade elevada ou reatividade o seu treino pode estacionar em um estágio ou até mesmo voltar atrás. A ideia geral é obter um comportamento e generalizá-lo aos poucos. Se o comportamento não está presente na maior parte do tempo, precisamos menos intensidade de estímulos por mais alguns treinos.
"Coloquei ele no deita e clique/petisco constante até elas passarem"
Acredito que fez isso devido à situação em especial. Mas, vale ressaltar que devemos dar preferência a não pedir outros comportamentos do cão, se estamos trabalhando uma "não reação". Ou seja, em uma emergência posso colocar o cão em foco ou usar algo para distraí-lo. Mas, para uma mudança mais rápida como um todo, quando estamos trabalhando a reatividade, focamos em apenas capturar e reforçar o "olhar pro estímulo novo e não reagir" ou "olhar para o estímulo novo" e não reagir.
Fique mais tempo no mesmo local (10-15mins) e só passe para outro se o comportamento tiver evoluído para o que deseja. O ideal é fazer isso pra cada local ou contexto novo. Primeiro ele observa o ambiente a sua volta sem sair de aproximadamente 4m2. Se ele quiser cheirar o chão nesse local deixe, é uma forma dele se acalmar e principalmente conhecer o local. Quando ele está confortável e se comportando como espera, amplie um pouco essa área e vá utilizando ela como seu ponto de referência. Se ele estiver bem, pode começar a andar com ele ali por perto e se afastar do seu ponto de referência inicial. Quando começar a se mover deve sempre ir a voltar, passando por esse ponto inicial de referência e deve progredir se afastando dele para cada ponto mais distante. Quando nesta área ele estiver apresentando o comportamento que deseja, escolho um outro ponto inicial.
Há uma outra coisa que costuma fazer: Pode levá-lo para um local bem distante dos estímulos que quer contracondicionar, fazer uma sessão de treino divertida até ele dar uma cansadinha. Geralmente quando estão descansando após uma sessão de treino benéfica, ficarão um tempinho parados e terão capacidade de olhar os estímulos sem reagir, dado o cansaço e distâncias suficientes para que isso aconteça. A tendência é que observe faça uma associação positiva. É uma forma de habituação, mas tenho a crença de que os hormônios relacionados ao bem estar produzidos após essa sessão façam uma espécie de contracondicionamento, o que batizei de contracondicionamento passívo. Muito da socialização da Nyx foi feita assim, enquanto eu desenvolvia o meu trabalho de reatividade.