Oi pessoal, tudo certo?
Trago pra vocês um desafio que enfrento constantemente e tenho certeza que vocês já devem ter passado o mesmo, ou ainda passam, que é a dificuldade de conhecer e confiar no trabalho de profissionais da área pet.
Vou afunilar para somente pessoas que trabalham com comportamento. Quando alguém pergunta minha opinião sobre um profissional que não conheço pessoalmente o trabalho, eu tento buscar conhecer o trabalho pelas redes sociais e se possível com outros profissionais conhecem o trabalho da pessoa pra conseguir me dar uma noção...
Na prática é: Pego o nome do profissional, stalkeio no Instagram, procuro vídeos da pessoa trabalhando, se vejo usando guia unificada ou enforcador, perde a credibilidade pra mim.
Óbvio que somente isso não é critério pra indicar alguém, mas pra mim, é critério pra ficar com dois pés atrás.
Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a isso... pois acontece muitas vezes de receber feedback positivo de profissionais que quando vou ver, usam R+ mas também, guia unificada...
Vocês desmerecem um profissional por usar guia unificada?
Acredito que a grande diferença é a questão da formação de cada profissional. Como não é uma profissão que tem "um diploma" muitos adestradores se formam através do modo empírico e não científico.
Verdade... "Geralmente há uma competição ao invés de cooperação." Infelizmente isso é muito comum :/
Obrigada
Esta é uma questão sempre presente na nossa carreira, especialmente se temos uma postura firme no que se diz respeito ao bem estar dos cães e aos direitos que possuem.
Um outro problema que surge advém do ego, comum em muitas áreas de trabalho. Geralmente há uma competição ao invés de cooperação. Hoje como estou na Amigo Fiel, temos um grupo muito coeso que tem os mesmo princípios, valores básicos e trabalhamos sempre nos apoiando e defendendo o nosso grupo. Mas, em 25 anos de trabalho é a primeira vez que tenho um grupo como esse. Todas as outras tentativas de criar grupos e associações costumavam esbarrar sempre na incapacidade das pessoas de pensar no coletivo e ou da maioria não se posicionar, claramente, de acordo com as informações científicas e a ética que julgo necessário e fundamental para o que considero ser um parceiro.
Excelente questionamento! O que acontece é que guia unificada e enforcador são a mesma coisa, mas com nomes maquiados, diferentes, para tirar a conotação negativa. Um profissional que usa guia unificada o faz pelo mesmo motivo que usaria um enforcador: como aversivo ou para punir positivamente o comportamento. Infelizmente ainda existe a crença de que se usa petiscos é adestramento positivo. Nem sempre. Nesses casos é adestramento misto. Treinador positivo não utiliza aversivos no seu treino.