Ensinar e praticar exercícios com os nossos cães traz muitos benefícios. Através de atividades educativas, como por exemplo ensinar truques, estimulamos o desenvolvimento cognitivo do cão, a sua autoconfiança, assim como as nossas habilidades em mostrar ao cão o que desejamos deles. Em um patamar mais primitivo, satisfazemos uma necessidade original dos cães de trabalhar com o seu grupo para sobreviver. Pode-se dizer que para um cão, sentar para ganhar um petisco ou brinquedo, nada mais é uma ação que “abate a presa”.
Embora seja relativamente fácil ensinar um cão a realizar truques, algumas dicas podem lhe ajudar a conseguir o melhor nos seus treinos.
Use recompensas de alto valor
Para que possamos tirar o melhor das nossas sessões de treino, o ideal é que a recompensa que estamos usando seja muito interessante para o nosso cão. Cada cão terá suas preferências e conforme um cão vai ficando bem treinado, é até possível que o prazer do trabalho pode ser por si só, uma grande recompensa, e, mesmo para estes cães, ainda é recomendado o uso de recompensas para manter a sua motivação ao máximo. O ambiente, a quantidade de estímulos presentes e ou comportamentos pré-condicionados podem sabotar o nosso treino, então as recompensas que usamos devem ser interessantes o suficiente, para competir com os estímulos à nossa volta. Nesse vídeo falo um pouco sobre que recompensa usar nos treinos.
Os treinos devem curtos
Faça sessões de treino curtas, entre 2 a 5 minutos no máximo. Se desejar treinar mais, dê um descanso de alguns minutos e faça mais uma ou duas sessões com outro intervalo entre a segunda e a terceira sessão. Se ainda deseja treinar mais, treine mais tarde em outro período do dia.
Fale pouco
Quando estiver treinando fale o mínimo necessário. Durante o aprendizado de um exercício, a última coisa que um cão aprenderá será o sinal verbal que estamos associando ao comportamento. Se por um lado um cão consegue associar um sinal visual em menos de 20 repetições bem sucedidas em média, ele pode em alguns casos, levar algumas centenas de repetições bem sucedidas, para conectar o comportamento a uma palavra(sinal verbal). O ideal é usarmos apenas um marcador verbal de acerto “muito bem” como sinal verbal, quando um cão está aprendendo um exercício novo. Uma vez que o cão já associou o sinal visual do exercício novo e já realiza o exercício com facilidade, podemos começar a usar o sinal verbal “senta” por exemplo. Após algumas centenas de acertos como sinal visual, juntamente como sinal verbal o cão terá sido capaz começar a associar o sinal verbal de forma efetiva.
Ensine um critério por vez
Quando estiver ensinando algo novo para o seu cão, lembre-se de trabalhar apenas um critério por vez. Uma vez que o cão já tenha uma ótima compreensão do exercício mostrado, você pode alterar ou dificultar o critério e o contexto. pode também incluir o exercício na sua rotina.
Tenha sucesso e faça o cão ter sucesso
Se existe um único objetivo na sessão de treino, esse objetivo é ter sucesso. Isso significa que você deve conseguir o que deseja e o cão deve conseguir acertar, para que ambos se sintam motivados e atinjam o máximo da evolução nas sessões de treino. De forma resumida, o cão precisa acertar quase o tempo todo e se isso não está ocorrendo, o critério está difícil demais para o cão, para você ou para os dois.
Mude o que você está fazendo se não tem resultados rapidamente
Se não está tendo sucesso no treino, altere as formas que está tentando conseguir o comportamento ou altere o comportamento que deseja conseguir. Escolha outro exercício ou nível de dificuldade para que cão consiga realizar. Como citei no tópico anterior, o objetivo principal dos nossos treinos é que nós e nossos cães tenhamos sucesso e acertemos em quase todas as tentativas.
Recompense muito
O erro mais comum dos tutores e até mesmo de alguns adestradores é recompensar pouco durante os treinos. Alguns problemas como a perda de interesse e foco por parte do cão durante os treinos muitas vezes estarão relacionados à frequência com que seus comportamentos foram reforçados. Muitos ainda ficam segurando o brinquedo ou o petisco durante as sessões de treino, mas poucas vezes dão para o cão. O cão precisa se sentir motivado e precisa obter a “presa que está caçando”. Recompense o tempo todo.
Nunca brigue
Já sabemos que não devemos brigar com os nosso cães para ensinar o que desejamos. Aproveite as sessões de treino para praticar essa habilidade. A habilidade de mostrar os comportamentos que você deseja e ignorar os que não deseja. Essa prática lhe trará a capacidade aplicar essa habilidade no dia-a-dia e na educação do cão de forma geral.
Estimule da forma adequada
Não existe uma fórmula para o quanto de animação mostramos durante um treino. Grosso modo, devemos manter o cão empolgado, mas não ansioso. Para alguns cães e em determinados exercícios teremos que ser bastante animados, enquanto que em outras situações e com outros indivíduos, isso poderá deixar o cão agitado demais, podendo atrapalhar o aprendizado. Tente descobrir qual a medida certa de animação para cada cão e para cada exercício que está trabalhando.
Recreie após os treinos, mas não treine logo após uma sessão
Um estudo recente sugere que brincar de forma recreativa com nossos cães após uma sessão de treino pode estimular um melhor aprendizado dos exercícios praticados. Vale ressaltar, que brincar não é continuar a pedir comportamentos do seu cão. Recrear não deve envolver esforço mental, concentração e ou memorização por parte do cão. Não faça exercícios após uma sessão de treino, apenas brinque.
Filme seu treino
Filme suas sessões de treino. Não há nada melhor do que poder avaliar e aprender com os nossos próprios erros e hoje em dia é muito fácil filmar. Então aproveite essa oportunidade especial de evoluir.
Use o clicker
Este mecanismo simples é capaz de melhorar muito o nosso treinamento, especialmente para quem está começando a treinar cães. Além de uma melhor precisão entre outros benefícios, o clicker nos torna melhores treinadores, elevando a nossa capacidade de reforçar comportamentos de uma forma geral. Ao treinar com um clicker, você se torna mais eficaz também quando está treinando sem ele, melhorando a sua habilidade de educar e de se comunicar com os cães.
Nunca force o seu cão
Nunca empurre, puxe ou force o seu cão a tomar uma posição. Essa é uma prática antiga que não traz benefícios e que ainda pode fazer com que um cão crie uma rejeição em relação ao comportamento que deseja dele.
Muito didático Tomás.. adorei ! ☺️