1) Leia e respeite as regras do fórum antes de começar as atividades.

Isso é muito importante para os novos membros que ingressam na comunidade. Cada fórum possui suas próprias regras, geralmente relacionadas ao comportamento dos usuários e aos conteúdos publicados. Seguir essas regras evita que você seja alertado ou “banido” da comunidade.

2) É proibido fazer divulgação de produtos ou serviços na plataforma.

Por se tratar de um ambiente privado, apenas os organizadores e moderadores podem definir como será feita e quais empresas podem divulgar produtos os serviços na plataforma. Esse é um canal de ajuda mútua e troca de experiências, não queremos que se torne uma vitrine de produtos e serviços. Não chame usuários para fora do fórum, convidando para outras redes sociais ou grupos privados. Isso é uma comunidade e as discussões devem acontecer aqui para que possam gerar aprendizado e ajuda mútua a todos os usuários. Não respeitar essa regra é passível de banimento do membro da comunidade.

 

3) É proibida qualquer forma de discriminação ou insultos com relação a outros integrantes.

Vale lembrar que discriminação e racismo pela internet, inclusive para aqueles que repassem as ofensas adiante, é crime passível de prisão, conforme PLS 80/2016.  

4) Respeite a temática do fórum. 

Esse espaço foi criado para falar sobre nossos pets. Para garantir uma boa experiência e aprendizado dos usuários, tópicos e comentários com temas não relacionados serão excluídos e o usuário notificado e, se reincidente, banido do fórum. 

5) É proibido defender metodologias ou ferramentas que causem aversão nos pets.

O Adestrador Online nasceu para que mais pessoas pudessem aprender que não é necessário causar sofrimento algum aos animais para que eles aprendam e se adaptem a nossa sociedade com facilidade. Desta forma, tópicos defendendo o uso de aversivos serão fechados e o usuário será advertido. Havendo insistência poderá ser banido do fórum.

6) Haters e trolls não são bem vindos aqui.

Não falte com o respeito e não ofenda outros usuários do fórum. Usuários tóxicos serão advertidos ou banidos sumariamente dependendo da gravidade.

7) Não poste tópicos com todas as letras em maiúsculas.

Seja natural e escreva os tópicos de forma correta, colocando em maiúscula somente a primeira letra da frase. Escrever tudo em maiúsculas afeta a estética do fórum e alguns membros podem até ignorar o tópico. E mais: quando você escreve tudo em maiúsculo, subentende-se que você está “gritando”. Essa dica também vale para as respostas.

8) Não utilize palavrões.

Queremos que nosso ambiente seja agradável para quem nele esteja, para isso é importante manter uma linguagem apropriada. Nada de palavrões ou piadinhas sem sentido, ok?

9) Vá direto ao ponto.

Seja objetivo e evite escrever textos longos ou detalhes que não são relevantes sobre o tema. Alguns membros não tem tempo ou disponibilidade para ler, interpretar e responder tópicos com uma descrição muito extensa. Observe que há vários outros tópicos publicados no mesmo fórum, e cabe a você redigir o texto de uma forma que atraia o maior número de pessoas.

10) Utilize imagens para ilustrar melhor o problema.

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Portanto, postar uma imagem ou printscreen do erro ou dúvida na descrição do tópico ajudará os membros a compreender melhor a sua necessidade. Muitas vezes, quando o usuário tenta detalhar demais o assunto, acaba por confundir a interpretação dos membros que leem o tópico.

11) Não poste tópicos sobre o mesmo assunto várias vezes.

Ao invés de criar vários tópicos consecutivos para tentar atrair a atenção dos membros, procure utilizar apenas um tópico e postar quantas mensagens forem necessárias para alcançar uma solução. Assim você evita redundância de informações dentro do fórum, ou seja, vários tópicos tratando do mesmo assunto.

12) Publique o tópico no local correto.

Para que os tópicos possam ser encontrados futuramente é importante que estejam na sessão correta. Antes de criar um tópico, entre na seção correspondente para evitar esse tipo de transtorno.

13) Pesquise dúvidas semelhantes para evitar tópicos duplicados.

Este é um dos erros mais frequentes nos fóruns. Muitos membros criam tópicos sem ao menos pesquisar se já houve uma dúvida semelhante. Se você pesquisar e encontrar um tópico que solucione o seu problema, você evita de criar mais um tópico e esperar que as pessoas respondam. E mais, normalmente os fóruns possuem um sistema robusto de pesquisa de mensagens, facilitando a busca do usuário.

14) Aprenda também a ajudar, e não somente ser ajudado.

Existe um certo grupo de usuários que costuma registrar-se no fórum, criar um tópico sobre uma dúvida e, quando este é resolvido, nunca mais volta. Lembre-se de que geralmente os membros de um fórum não são remunerados por responder os tópicos, apenas participam para ajudar a comunidade de usuários. Sendo assim, você também deve colaborar e ajudar outras pessoas com dúvidas. Essa é a ideia em manter o grupo de discussões ativo e sempre atualizado.

15) Contribua para que a comunidade seja um local legal.

Viu algum post que não respeita as regras? Denuncie. As denúncias são anônimas e assim poderemos identificar quais os posts e usuários que não estão de acordo com as regras mais facilmente e tomar as providências, mantendo nossa comunidade um local agradável e favorável às trocas e aprendizados.

Seguir as dicas acima permite um melhor aproveitamento dos recursos e garante um bom relacionamento no nosso fórum de discussão.