FACEBOOK.png

Quando criança, Tomás teve um “salsichinha” chamado Willy, que infelizmente acabou sendo doado por sua família, que não estava satisfeita com o cão no apartamento, até mesmo porque em 1980, praticamente ninguém sabia de fato como adaptar um cão a uma casa. Isso o deixou muito triste na época e assim que teve sua própria casa, trouxe um cão para morar com ele. Da mesma forma que antes, muitas dificuldades surgiram. Tomás resolveu buscar na literatura soluções para o seu problema. Em 1995, era somente assim e através de cursos presenciais que as pessoas aprendiam. O primeiro livro que comprou trazia uma metodologia que não condizia com o que ele pensava. Neste livro, os exercícios eram ensinados através do uso de enforcadores e Tomás se lembrava que quando criança, ensinou o Willy vários truques com uso de petiscos. Continuando sua busca, encontrou outros livros mais atualizados, e neles as primeiras nuances e percepções do que seria um adestramento visando o bem estar dos cães. Na época, ninguém sabia exatamente o que isso significava. Vários anos se passaram até que o conhecimento científico se tornasse evoluído e acessível o suficiente para mudar o adestramento de cães. Com o estudo, Tomás conseguiu educar o Zeus muito bem, e o pequeno grande mastif de quatro meses, já era conhecido por ficar na porta da loja do seu tutor, sentado e fazendo gracinhas para as pessoas entrarem e falar com ele. Mas, o destino tinha outros planos. Zeus teve um tumor muito agressivo e se foi em poucos meses. Foi um momento muito difícil e Tomás decidiu que não iria ter outro cão por enquanto. Mas, a semente do adestramento estava plantada e, nas suas horas de folga, Tomás começou a estudar mais e atender seus primeiros clientes. Ao começar a frequentar o meio do adestramento, também teve seus primeiros conflitos, já que em 2005, aqueles poucos adestradores que usavam petiscos para treinar truques, nem sabiam que existiam outros como eles. Qualquer tentativa de mudar as coisas era recebida com agressividade por parte dos adestradores que ainda eram adeptos do uso da força. 

 

Além de adestrador, Tomás é um idealista e ativista. Ao perceber que na época os adestradores não estavam prontos pra mudar, resolveu educar os cachorreiros. Foi assim que surgiu no fim de 2003 o seu primeiro projeto, a comunidade Dicas de Adestramento no Orkut. Com o crescimento da comunidade, Tomás criou um fórum, o Adestrador Online, que agora volta a vida. Com a chegada da era dos vídeos, surgiu o canal do Adestrador Online no Youtube, outro grande projeto que completa quinze anos em 2020, com mais de 450 vídeos produzidos. 

 

Tomás criou outros projetos relacionados à educação e mudança de comportamento canino. Entre eles, se destacam o livro Adestramento natural publicado pela editora Record e o curso Adestramento natural, na época vendido em DVDs e que hoje encontra-se disponível gratuitamente no canal do Adestrador Online no Youtube, o curso Filho Cão e o curso Adestramento natural +.  Também criou o primeiro curso online de formação de adestradores profissionais no Brasil e já formou mais de 120 profissionais. Realizou a revisão técnica do livro Cão Senso no Brasil, que é um marco na história do adestramento, assim como na sua carreira. Mais recentemente criou para os profissionais do adestramento o curso Treinando Tutores e o curso MARCRO (Metodologia de Adaptação e Readaptação de Cães Reativos e Obsessivos).

 

Em 2019, Tomás se juntou a Amigo Fiel Adestramento, outro momento marcante na sua carreira e desenvolvimento profissional, se tornando então Franqueado Master Nacional, responsável técnico pela formação dos adestradores da equipe.